Portal Evolution – versão 2023

Portais, portais, portais… todos gostam de portais!
Especialmente quando um Campori se aproxima, o interesse por portais cresce exponencialmente. São os mais diversos modelos, tamanhos, materiais, cores….
Se tem uma coisa que a gente aqui no Dínamis adora, é um bom portal! Se você também é desses, embarque nessa retrospectiva dos portais do nosso Clube, ano a ano!
Tudo começou lá em 2001…
2001 – CAMPORI AC – Balneário Gaivota, Sombrio – Santa Catarina
Altura 3,5 m – Largura 3 m – Tempo de montagem 3 horas
Portal simples mas explosivo, percebam as duas “dinamites” penduradas no alto do portal.

2002 – CAMPORI USB – Foz do Iguaçu – Paraná
Altura 2,5 m – Largura 2 m – Tempo de montagem 5 horas
Portal modesto do segundo ano de clube. Aí começa a surgir o padrão de uso de madeiras grossas, e o conceito de “cobertura”.
2003 – CAMPORI AC – São José – Santa Catarina
Altura 5 m – Largura 6 m – Tempo de montagem 6 horas
Este portal marcou o início da construção dos “portais de segurança”. Por exigência do Corpo de Bombeiros na ocasião foi exigido projeto de engenharia para todos os portais maiores que 3 m de altura. Desde então essa exigência se tornou padrão para o DÍNAMIS. Esse portal também foi premiado como uma das melhores áreas de acampamento do Campori!
2005 – CAMPORI DSA – Santa Helena – Paraná
Altura 8 m – Largura 10 m – Tempo de montagem 3 dias
O portal para o Campori da Divisão Sul Americana foi o primeiro com uma plataforma superior transitável, e torres laterais.
2005 – CAMPORI AC – Ituporanga – Santa Catarina
Altura 8 m – Largura 10 m – Tempo de montagem 3 dias
Portal similar ao utilizado no Campori da Divisão Sul Americana no início do ano, com melhorias no preenchimento e estética. A pedido da administração do Parque da Cebola, foi deixado montado no local.
2007 – CAMPORI AC – Rio Negrinho – Santa Catarina
Altura 9 m – Largura 10 m – Tempo de montagem 2 dias
Considerado por muitos como o mais belo portal já construido pelo Clube Dínamis, esse portal possui preenchimento de costaneiras em quase todos os lados, dando a impressão de consistência e, obviamente muita beleza. 😀
2010 – CAMPORI USB – Santa Helena – Paraná
Altura 20 m – Largura 10 m – Tempo de montagem 3 dias
Este foi o maior portal já construído pelo clube até hoje! Difícil até enquadrar tudo isso na foto. 😀
Apesar de estar escondido pela semi-densa floresta que rodeava a área de acampamento, era possível ver a bandeira de qualquer ponto do parque. Maneiro! 😀
2011 – CAMPORI HISTÓRICO AC – Fraiburgo – Santa Catarina
Altura 15 m – Largura 8 m – Tempo de montagem 1,5 dias
Esse Campori foi histórico pois foi o último que reuniu todos os desbravadores de Santa Catarina, antes da divisão em dois campos. A idéia desse portal foi de construir um portal simplificado e de fácil montagem. Acho que dá pra dizer que ficou muito bonito de qualquer maneira 😀
2014 – IV Campori da DSA – Barretos – São Paulo
Altura 3 m – Largura 3,5 m – Tempo de montagem 1 dia
Depois de dois anos sem Camporis no campo da Associação Norte Catarinense, a gente já táva se coçando pra montar um de novo. Mas aí o super Campori da DSA era longe e o espaço era reduzido, e tivemos que fazer um portal mais compacto 😀

2014 – I Campori da ANC – Ituporanga – Santa Catarina
Altura 3 m – Largura 8 m – Tempo de montagem 1,5 dias
Depois do Campori da DSA, não táva fácil manter o ritmo. Mas esse Campori era especial, o primeiro Campori da nova Associação Norte Catarinense. Por exigência do parque, não era permitido cavar buracos para ancoragem, e a altura estava limitada a 3m. Mesmo assim, ganhamos o prêmio de melhor área de acampamento!

2015 – X Campori da USB – Santa Helena – Paraná
Altura 5m – Largura 8 m – Tempo de montagem 1 dia
No Campori que mais choveu em toda a história da humanidade, o nosso portal tentou retomar a forma triangular que usamos no mesmo local em 2005. Também contava com uma plataforma elevada que acomodava confortavelmente um sentinela.

2016 – II Campori da ANC – Rio Negrinho – Santa Catarina
Altura 6 m – Largura 14 m – Tempo de montagem 2 dias
Depois de 9 anos, o Campori retornou a Rio Negrinho, e o Dínamis também. Fizemos um portal estilo fortaleza com torres altas nas laterais, e o primeiro de que se tem notícia com um portão elevadiço totalmente funcional, com sistema de elevação todo em pioneirial! Um portal com portão!

2017 – II Campori Regional da ANC – Xanxerê – Santa Catarina
Altura 3 m – Largura 6 m – Tempo de montagem 1 dia
Em 2017 foram realizados diversos Camporis regionais, e o nosso foi justamente na casa do Dínamis em Xanxerê/SC. Simplificamos ao máximo o portal, já que havia bastante trabalho na organização do evento. Mas tinha um escada de cordas no lado direito, o que era bem legal 😀

2019 – V Campori da Divisão Sul Americana DSA – Barretos – São Paulo
Altura 3,0 m – Largura 3 m – Tempo de montagem 6 horas
O quinto Campori da DSA foi um evento de proporções colossais, exatamente o oposto do nosso portal, já que a distância não permitiu que a gente fizesse um portal grande. Pra nós bastou um mural com identificação do nosso Clube, logotipo e uma frase de bem-vindos bem poliglota 🙂

2022 – III Campori da ANC – Ituporanga – Santa Catarina
Altura 6,0 m – Largura 13 m – Tempo de montagem 2,5 dias
Depois de vários anos sem Campori por conta da pandemia, estávamos animados pra montar um portal bacana, no primeiro Campori que tivemos no inverno em nosso Campo. Dessa vez, projetamos um portal que comportasse algumas barracas no topo, e também embaixo dele.


E aí desbravadores: qual é o seu portal preferido? Não esqueça de deixar seu comentário na caixinha! 😀
por A.H. e C.H.
Clube de Desbravadores Dínamis 






